04 fevereiro 2015

Dar ou não chupeta para o bebê?



Por que eu não dei chupeta para a minha filha?


Como muitas meninas que me acompanham sabem, eu sou mamãe, tenho uma filha de 3 anos de idade, e desde sempre tive a convicção que nunca iria dar chupeta para os meus filhos! Eu sei que a chupeta não é o fator predominante para as crianças terem problemas bucais(por exemplo, eu tenho dentes tortos e nunca chupei chupeta) mas tive muitos contatos próximos e vi de perto o que a chupeta pode causar, além disso trabalhei  em um consultório odontológico e vi pastas e documentos demais do que uma chupeta é capaz de fazer na boca de uma criança a longo prazo.

Fotos fonte:Google
E sim sei que há estudos defendendo o uso da chupeta mas o meu post é pra dizer o por que eu Vanessa não dei!

A chupeta pode causar deformação óssea da boca e do rosto, os ossos da face crescem em forma desarmônica, podendo causar dificuldades na fala, na mastigação e até na respiração.

Sempre achei muito feio ver crianças grandes com chupeta, tem gente que diz que é só ir tirando aos poucos, mas ouvi relatos de mães em uma batalha triste e longa em busca de tirar esse objeto dos filhos. Quando recebia visitas para conhecer o bebê sempre vinham as perguntas: Cadê a chupeta dela? E eu respondia: Eu não dou chupeta pra ela! Na maioria das vezes as pessoas me olhavam como se eu fosse uma mãe super inexperiente ou negligente mesmo!E uma das perguntas que eu sempre escutava era: Como você faz para acalmá-la?, Ela fica mamando no seu peito o dia todo?...
Oras, como eu a acalmava? As vezes ela queria apenas colo, as vezes estava com fome, as vezes queria se distrair com um brinquedinho, e para fazer ela dormir era só propiciar um ambiente calmo que logo ela pegava no soninho.

Uma das coisas que eu mais escutava de pessoas que queria impor o uso da chupeta era: Ela vai acabar chupando o dedo, e o dedo é muito mais difícil de tirar...e blá...blá...blá.... e eu devo dizer pra vocês que ela está com seus 3 aninhos, quase 4 (ela vai fazer em maio) e ela nunca chupou o dedo. Pelo simples fato de nunca ter dado nada pra ela chupar no intuito dela se acalmar, na amamentação ela sugava para se alimentar!O desmame precoce está muitas vezes ligado ao uso da chupeta, e a amamentação tem prioridade na vida de um bebê:Com a força que o bebê faz para mamar ele fortalece os seus músculos faciais, ele recebe toda a vitamina e suplementos que precisa até o sexto mês de vida, o útero volta ao tamanho normal, a mulher emagrece...a amamentação gera uma cumplicidade inexplicável, é um momento único de emoção,sentimentos e intimidade entre mãe e filho que é até difícil descrever. Enfim essa foi a unica coisa que eu dei para a minha filha sugar, a falta da chupeta não existiu simplesmente por que ela não é essencial.

E esse é o sorriso da minha Princesa:



Espero que vocês tenha entendido a minha posição.Sugiro que vocês pesquisem bastante e fica totalmente a critério de vocês dar ou não chupeta aos seus filhos.Se vocês gostariam de mais posts como esse não deixem de me contar nos comentários ou dar um like ai em baixo, sempre fico muito feliz com a interação de vocês quando passam por aqui. Esse foi o post de hoje e até mais!


6 comentários:

  1. Post maravilhoso...Ameiiii *_*

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Vanessa! Também penso como você. Meu filho também nunca usou chupeta... Ele tem 4 anos e também não chupa dedo 😊 e minha princesinha está quase nascendo e farei de tudo para agir da mesma forma... Meu filho tbm tem um sorriso lindo ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que existam tantas mães que pensam como eu!Seu filho é lindo e com certeza sua filha vai ser uma princesa!Que Deus te abençoe!Beijos

      Excluir
  3. Menina, morria sem saber que você tinha uma filha. Na verdade até já tinha visto foto dela, mas não sei pq, não pensei que seria sua filha. Mas vocês se parecem e são lindas, ela parece uma princesinha! :D

    Mas enfim, achei esse post muito interessante, pq nunca pensei nessa opção de não dar chupeta, lendo seu post eu me perguntei aqui "Pq as crianças usam chupeta?" e quer saber, acho que quando eu tiver filhos não darei também, afinal, isso é uma invenção do homem, pelo seu relato dá sim pra acalmar a criança sem esse troço! rs Pois eu acho que além desses problemas bucais a criança fica dependente disso e isso é horrivel. Já vi crianças chorarem e esperniarem pq querem chupeta. rs.
    Meus dentes eram pra frente e um dos motivos (além da genetica, eu meu pai, o irmao dele e meu primo temos os dentes da frente iguaizinhos) foi também culpa da chupeta!

    Fazia tempo que não vinha em seu blog! Sua decisão foi demais! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shaira fiquei muito feliz e grata pelo seu comentário. Que bom que consegui te influenciar de certa maneira, realmente se for colocar a longo prazo a chupeta não traz benefício algum! Um grande beijo pra você!

      Excluir